domingo, 13 de novembro de 2011

Sobre o medo e a coragem

Por algum tempo deixei o medo tomar uma proporção avassaladora na minha vida. Tinha medo de tudo: de ir a um lugar desconhecido, de viajar sozinha, de as pessoas não gostarem de mim, de tentar e fracassar... Esse medo me engessou por bastante tempo, essa é a verdade. Eu ficava triste, mas não conseguia me libertar disso.

O meu discurso era até previsível. Se eu tivesse medo de alguma coisa, começava a justificar que não faria tal coisa por causa disso e daquilo outro. A lista de justificativas era enorme e é claro que ela só terminava quando eu tinha a certeza de que não precisaria sair do meu espaço conhecido e previsível. O que isso significava? Que eu justificava tanto as coisas que as limitações tomavam conta de mim e eu não conseguia sequer sair da minha zona de conforto.

Depois de certos acontecimentos na minha vida, decidi que eu iria sempre tentar, que eu não deixaria de fazer algo por causa do medo. Resultado: tenho vivido experiências maravihosas!!!

O medo? Ele continua por aí, me espreitando. Não deixou de existir. Ainda tenho medo de barata e rato, ainda tenho medo de velocidade e de outras coisas.

O que mudou? Creio que o fato é que a coragem e a ousadia surgiram determinantes na minha vida e são maiores que quaisquer medos que eu possa sentir e isso faz toda a diferença. Essa nova postura tem me proporcionado viver experiências ímpares na minha vida, tem me levado a lugares onde o medo jamais me permitiria conhecer...

Lendo Ilusiones, um livro de Richard Bach, me deparei com uma frase que inspirou este post:

"Justifica tus limitaciones, y ciertamente las tendrás".

E aí, quais são os seus medos? O que você faz diante deles?

2 comentários:

  1. A parte em que fala ter medo de velocidade achei um pouco veloz demais rsrsr. Pois quando ando com você de carro é bem despachadinha rsrsrr. Bj

    ResponderExcluir
  2. Tem horas que a gente tem que cair na real e encarar o medo de frente. Fácil não é, mas é preciso, depois... só alegria por ter sido capaz.
    Bjs!

    ResponderExcluir

O que você pensa sobre isso? Fala aí...