quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Felicidade

Algo sempre me incomodou: o lugar quase inalcançável onde algumas pessoas acreditam que esteja a felicidade. Por isso, elas nunca se consideram felizes e estão sempre condicionando a possibilidade de ser feliz se obtiverem isso ou aquilo. E, quando não conseguem, se auto-rotulam como tristes e não-realizadas na vida. E vivem assim, frustradas.
O mundo capitalista muito colabora para isso. As propagandas se encarregam de mostrar o quão feliz você pode ser se tiver um carro X, se comprar um perfume Y, se viajar para o país Z e por aí vai a lista de itens que te exclui do clube dos felizardos.
É uma pena.
É como olhar para uma árvore de Natal e focar somente em uma ou duas luzes que estão queimadas e esquecer das outras vinte ou trinta que estão ali, piscando e brilhando.
A pessoa foca o olhar somente no que ainda não tem e ainda não alcançou. E esquece do que já conquistou, do que já tem.
Posso não ter o carro X, mas tenho um carrinho G que me leva pra todo lugar. Não tenho o perfume Y, mas tenho um T que me deixa bem cheirosinha. Ainda não viajei para o exterior, mas já conheço alguns estados brasileiros e me alegro por isso, me alegro simplesmente por poder visitar minha família na cidadezinha onde nasci, lá no interior de Goiás.
O que me encabula mesmo é o fato de eu olhar pra algumas pessoas e ver que elas têm todos os motivos pra serem felizes, mas simplesmente se recusam a ser porque acreditam num ápice de felicidade que ainda não alcançaram. Esse ápice, ao meu ver, é por deveras vezes falsamente fabricado pela mídia, pela sociedade, cujo único intuito é nos incubir um sentimento de incompletude e insatisfação.
E sem falar nas pessoas que vivem se comparando à outras e dizendo: "Ah... mas fulano já fez isso, ciclano tem aquilo" e por aí vai, um monte de reclamações inconsistentes cuja essência é, no mínimo, de inveja. Poxa, então é hora de estabelecer metas, prazos e lutar.
Sei que existem várias razões pra nos preocuparmos e talvez até nos entristecermos: contas pra pagar, uma enfermidade na família, uma briguinha, uma prova pra fazer... Mas é preciso aprender a conviver com isso.
Felicidade existe sim. Ela está em cada coisa que você conquista. Por isso, é preciso olhar as nossas conquistas (trabalho, estudo, família etc.) todos os dias e lembrar do quanto lutamos para tê-los e nos alegrarmos TODOS OS DIAS com isso.

Ser feliz é decisão.
E é preciso todos os dias decidir ser feliz.

2 comentários:

  1. Oi, Rejane! Seu espaço é lindo, vc é linda e sua presença no meu bloguinho me faz sentir honrada, de verdade. Muito bom ler algo que nos faz refletir... amei seu texto e concordo com ele (tenho feito esforço diário para ser firme na decisão de ser feliz). Bjs inquietos e carinhosos pra vc e que Deus continue te cobrindo de bênçãos.
    P.S.: Ah! Acho que não há mesmo curso pra bom vizinho... rsrs... + Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Oi flor para ser feliz precisamos estar sempre em busca de algo que nos sustenta e nos dê forças, pensando nisso, resolvi lançar mais um blog...
    http://aminhapazvosdou.blogspot.com/
    dá uma passadinha lá para conferir...
    bjos

    ResponderExcluir

O que você pensa sobre isso? Fala aí...