terça-feira, 17 de maio de 2011

Lugar (in)seguro

É fácil assistir o noticiário da TV ou ler uma reportagem no jornal e ficar triste com certos acontecimentos. Lembro que fiquei chocada ao ver as chuvas no Rio de Janeiro, o que aconteceu no Japão recentemente e também os tornados nos Estados Unidos. Fico pensando nas pessoas que passam por isso, no desespero e na destruição.
Terremotos, tsunamis, tornados... fenômenos assim parecem estar tão longe de nós... Por mais que ficamos tristes por ocorrerem em outros lugares, causar tantos estragos e vítimas, sei que, assim como eu, você talvez também pode pensar: "graças a Deus que aqui não acontece isso". E nos sentimos em segurança aqui no Brasil.
A verdade é que qualquer lugar está sujeito a fenômenos dessa espécie, infelizmente. Não há lugar seguro. E, portanto, vivemos é pela misericórdia de Deus.
Já faz mais de um ano que estou em Tocantins e, sempre que posso, procuro assistir o noticiário local para saber dos acontecimentos da cidade e do Estado. Ano passado fiquei preocupada com o tremor de terra que foi registrado na divisa do Tocantins com Goiás (ver a reportagem aqui).
Hoje, um telejornal tocantinense noticiou o início de um tornado em Paraíso do Tocantins (cidade próxima à capital Palmas). Fiquei preocupada de novo.
O desenvolvimento de uma nação é algo desejado por todos. Sei disso. O problema é que na maioria das vezes isso é alcançado de maneira muito irresponsável, comprometendo seriamente o meio ambiente. A natureza se defende reagindo como pode. E quem paga por isso, no final de tudo? Nós. Todos esses fenômenos são resultado da ação do homem no meio em que vive.
O video que se segue é do tornado que ocorreu hoje em Paraíso do Tocantins.


Um comentário:

  1. Oi Rejane!! É verdade, todos estão sujeitos a esses tipos de furias da natureza... que DEUS nos proteja!! bjos,

    ResponderExcluir

O que você pensa sobre isso? Fala aí...