domingo, 15 de agosto de 2010

Caminhos...

Costumo falar que "somos o que escolhemos ser". Às vezes, nossas escolhas são boas, outras não. Mas, nunca saberemos se não vivermos. O desconhecido pode trazer medo, estranheza, ansiedade... mas pode também trazer alegria, conhecimento, aprendizagem e prazer. Repetir o caminho pode ser algo confortável, seguro, mas é previsível e, talvez, até monótono. Escolher um caminho novo pode ter sim suas armadilhas, mas pode nos proporcionar muita coisa boa. E falo isso referindo-me a todas as áreas de nossa vida.

Eu já estava acostumada com minha vida em Bela Vista, cidade da minha família. Sempre a mesma coisa, rotina por si só previsível: levantar cedo, pegar o bus pra trabalhar, trabalhar, voltar pra casa, trabalhar de novo e de novo, ir pra igreja, dormir, acordar, pegar o bus ... Essa previsibilidade trazia a certeza de como seriam os meus dias. Segurança por um lado, mas nada de novo por outro. Era hora de mudar.

Vir pra Araguaína/Tocantins foi uma aventura. Muitos acharam que era loucura minha. No começo eu até acreditei nisso. Foi muito difícil no início. Cidade nova, emprego novo. Eu tinha que começar do zero, essa era a verdade. Eu já relatei aqui, em outros momentos, como foi a minha vinda. Senti medo? É claro que sim. Aliás, senti angústia e chorei várias vezes. Mas, também tenho que falar o quanto tenho aprendido aqui, o quanto tenho crescido como profissional e, principalmente, COMO PESSOA. Hoje sei que tomei o caminho certo, fiz a escolha certa. E não me arrependo.

Tenho saudade de casa? Da família? Da Igreja? Dos amigos? É claro que sim, mooooooorro de saudade de todos. Pra mim, não há prazer maior do que comer a comida da minha mãezinha, brincar com minhas sobrinhas e ver (babar) o quanto elas estão lindíssimas (tia modesta, né? Hihihi...). É muito bom abraçar meus irmãos e cunhadas, conversar com meu pai, ir pra Igreja que tão bem me acolheu, sorrir com meus amigos. Sem falar da minha Cherry, cadelinha de estimação fofíssima. Eles me fazem muita falta. Mas, também gosto de estar aqui, de viver tudo o que estou vivendo. Isso é experiência, é aprendizagem.

Se quero voltar? Quem sabe um dia. Bela Vista é sim o meu xodó. Aprendi a vê-la com outros olhos e a identificar o que ela tem realmente de bom. Tenho planos sim de, quem sabe, voltar a morar lá ou ao menos perto de lá. Mas, agora, estou aqui e aqui é onde quero estar nesse momento. Por isso, sou feliz. Entendi que devo ser feliz onde eu estiver, onde Deus me colocar. Quanto tempo ficarei aqui?? Boa pergunta. Eu não sei, definitivamente. Mas sei de alguém que sabe essa resposta: Deus. Eu o tenho buscado com intensidade e deixo o controle da minha vida com Ele. Ele me trouxe pra cá, portanto, Ele sabe a hora de voltar.

Posso até voltar amanhã, não sei. Mas, tenho a certeza de que terá valido muito a pena essa experiência, conhecer lugares e pessoas maravilhosas! Entendi que há mundo depois da zona de conforto (que pra muitos se torna zona de esconderijo). E quero conhecer esse mundo.

Gostaria de compartilhar um poema lindo e que fala sobre isso, escolhas que fazemos em nossas vidas e o que elas representam pra nós.



The Road Not Taken

TWO roads diverged in a yellow wood,
And sorry I could not travel both
And be one traveler, long I stood
And looked down one as far as I could
To where it bent in the undergrowth;

Then took the other, as just as fair,
And having perhaps the better claim,
Because it was grassy and wanted wear;
Though as for that the passing there
Had worn them really about the same,

And both that morning equally lay
In leaves no step had trodden black.
Oh, I kept the first for another day!
Yet knowing how way leads on to way,
I doubted if I should ever come back.

I shall be telling this with a sigh
Somewhere ages and ages hence:
Two roads diverged in a wood, and I—
I took the one less traveled by,
And that has made all the difference.

(Robert Frost (1874–1963). Mountain Interval. 1920.)

4 comentários:

  1. Querida fica com Deus, e boa sorte!!! bjão

    ResponderExcluir
  2. Olá professora, gostei do seu blog, quando vc vai ensinar a fazer pq eu queria melhorar o meu...XD...

    http://harphoryus-arthur-recanto.blogspot.com/

    esse é o meu,....

    abraço.

    arthur

    ResponderExcluir
  3. Olá, Rejane,

    Sabe, também penso muito em mudar os ares da minha vida. Trilhar caminhos diferentes e viver novas coisas, oportunidades. Acredito que isso ajuda muito no desenvolvimento de uma auto-adaptação, criatividade, maturidade. Sinto realmente a necessidade de estar eu e eu num lugar totalmente novo... Pra começar do zero. É loucura, mas fortalece e te ensina muito.

    Beijo grande pra você. Ótimo domingo.

    ResponderExcluir
  4. Rejane só tenho uma coisa a te dizer você é uma guerreira e mereçe tudo de melhor que possa existir! Gosto muito de vc! Gaby *-*

    ResponderExcluir

O que você pensa sobre isso? Fala aí...