sexta-feira, 30 de julho de 2010

Importância e humildade

Detesto quando alguém, pra se mostrar, fala algo do tipo: "Ah, eu não te liguei porque estava na concessionária comprando o meu crossfox!", ou "Ah, o que fiz neste final de semana? Uai... fui pra fazenda com uns amigos, o Silvio Santos estava lá!". Será que não bastava dizer que não ligou porque não pôde, estava ocupado? Pra mim, a pessoa quer é se mostrar, se exibir falando que comprou um carro X, ou outra coisa. E daí se o Silvio Santos, a Sharon Stone, o Tom Cruise ou qualquer outro famoso estava no mesmo lugar que você. Estar perto de pessoas famosas não significa que você também o é. Tentar ser importante, na maioria das vezes, te faz é ser ignorante! Desculpe a sinceridade.

A verdade é que é muito desagradável ficar perto de pessoas que o tempo todo tentam ser importantes afirmando que tem isso ou aquilo, que são isso e coisa e tal. Poxa, é muito chato!!! Pra mim, pessoas que tentam aparecer o tempo todo tem um problema de identidade, tem pouco amor próprio (ou nenhum!!!) e, ao tentar se autopromover, revelam o quanto se sentem diminuídas. Isso porque elas próprias não se admiram, não confiam em si e tentam, a todo custo, passar uma imagem aos outros para que eles acreditem que elas são assim, mas, na verdade, elas próprias sabem que não são. A pessoa é importante por si só, não precisa tentar ser.

Estou lendo um livro que diz assim: "O status e o poder não tornam uma pessoa importante. O que faz uma pessoa ser importante é sua capacidade de servir aos outros." (Mark W. Baker). Pense numa pessoa que é importante pra você. Certamente ela já te ajudou muito e talvez não tenha, necessariamente, status e poder. Mas, pelo o que ela já fez pra você ela é extremamente importante.

Também acredito que pra ser importante, a pessoa precisa passar pela estrada da humildade. Não uma humildade fabricada, falsa, ridicularmente forçada. Mas a verdadeira humildade, conforme Deus nos sugere ter.

E humildade, o que é? É aceitar tudo calado, sem questionar? É ser sempre quietinho no seu canto? Não. Isso não é ser humilde, é ser burro (mais uma vez desculpa pela sinceridade). Humildade não é passividade. Não é aceitar tudo, calado, obedecer sem questionar. Humildade é a certeza do que se é sem precisar se autoafirmar para os outros.

Ah, então pra ser humilde eu tenho que andar a pé, mesmo tendo condição de comprar um crossfox ou um vectra, e morar numa casinha ao invés de uma casa grande e linda? Não, é claro que não. O que eu quero dizer que é você pode ter um carro e uma casa caros sem precisar ficar jogando isso na cara dos outros. Pra mim, ser humilde é ter tudo isso e muito mais, mas sem precisar ficar mostrando e falando que tem pra que os outros vejam que você tem.

Ser humilde e importante é aquele que é o que é sem tentar se autosabotar.

7 comentários:

  1. O homem precisa a cada dia nascer de novo, renovar-se, sempre acreditando que o mais importante não é ter e sim ser, ser real, ser ele mesmo, sem necessariamente viver se gabando. Antonia Suêli Garcia - Letras/Parfor/Babaçulandia - Tocantins

    ResponderExcluir
  2. Oi Rejane, td bem querida?! Gostei do seu post, realmente, tem gente que precisa estar provando não sei o que, pra não sei quem...rs... Vc tem toda razão... Humildade é outra coisa né... beijos

    ResponderExcluir
  3. Hello darling. I red your post and I agree with you in gener, number( degree no cause... rsrs). To be humble is to be like God, is to be image and likeness of him. Now, you can finished to read my horror tale completed. A warmful hug!

    ResponderExcluir
  4. Oi Rejane! Como vai você?

    Olha, essa coisa de ficar auto-afirmando o que se tem ou deixa de ter é mesmo um saco! Acredito que pessoas que fazem isso, o fazem pra se sentirem protegidas de algo ou alguém. Existem pessoas que vivem pras conquistas materias, conquistas de gente "influente"... Se gabam de tudo isso pra se sentirem protegidas... Talvez de si mesmas.
    Tem uma frase que eu gosto muito. É de uma banda que ouço sempre. Diz assim: " A posse não mais oferece proteção..." Possuir bens materias, ter relacionamentos com pessoas "influentes" não torna ninguém protegido. A pessoa vai de, possuir à possuído por tudo que almejou.
    Tem outra música dessa mesma banda que diz: "Estética que baseia indentidade e afirmação..." Pra pessoas assim, é necessário conhecer alguém, ter bens materiais e se gabar de tudo isso pra que sua identidade se confirme pra si mesmo.

    Bela postagem.

    um beijaaço. Cuide-se bem.

    ResponderExcluir
  5. A humildade nos torna mais humanos... E a passividade nos tornar mais... como você disse, burros.

    ResponderExcluir
  6. Ahhhh, que texto lindo, Rejane! Sabe, eu fiquei pensando muito nisso esses dias... rolou um boato em minha família que eu estava muito mal, amargurada, arrependida de ter vindo pra cá e que do jeito que as coisas estavam, eu devia até estar passando necessidade... então eu fiquei pensando, eu que sempre busquei não aparecer com nada nessa vida, tive meu 'orgulho ferido'. Eis que voltei para o orkut e comecei a adicionar familiares e conhecidos e coloquei fotos do local em que moro para que todos vejam que aqui eu tenho 'conforto'. Acabei sentindo que talvez eu estivesse 'querendo aparecer'. E na verdade, eu só queria provar a todos que estou bem.

    E eu acho que o que aconteceu comigo, acontece com muita gente. As pessoas simplesmente têm medo de ser elas mesmas. Estamos sempre buscando aprovação dos outros, nem que tal aprovação se dê pelo status social. Do jeito que a sociedade se configura atualmente, não basta você dizer que está feliz, tem que provar a tal felicidade e parece que as pessoas só entendem isso se você o fizer pelo veio material. Ou não seria isso que as pessoas tentam passar o tempo todo no orkut e afins? Ou não estaríamos vivendo na era da síndrome da felicidade excessiva, em que os sentimentos importam bem menos que as aparências? E que obrigação é essa de ser feliz o tempo inteiro?

    Enfim. Não sei se disse coisa com coisa, mas o seu post suscitou uma longa reflexão em mim. Beijos, continue escrevendo, Rejane, sempre!

    ResponderExcluir
  7. Pessoal, obrigada pelas visitas e comentários!

    Flávia, o importante é você estar bem e feliz, independente do lugar. Tem muita gente que mora numa mansão e é triste, tem isso e aquilo e sentem a vida vazia, sem sentido. Seja feliz, isso é o que realmente importa!

    Bju**

    ResponderExcluir

O que você pensa sobre isso? Fala aí...