sábado, 15 de agosto de 2009

Um abismo entre o passado e o presente

Naquele tempo, não tínhamos televisão, apenas um rádio que minha mãe ligava pouco pra economizar as pilhas. Lembro-me que nossas noites, iluminadas por lamparinas ou velas, eram regadas com boas conversas após o jantar. Meu pai e minha mãe sempre tinham alguma história pra contar. Os olhinhos dos meus irmãos (e também os meus!) ficavam sempre atentos pra não perder nenhum detalhe. Eram histórias de aventuras, travessuras e de horror! As de horror eram as piores porque meus irmãos sempre me passavam medo à noite, e eu chorava... (rsrs...)

Foi um tempo difícil. O dinheiro que meu pai ganhava mal dava pra fazer as despesas básicas. Ainda bem que morar em fazenda significava ter fruta no pomar, horta e ovo. Mas também foi uma época marcante na minha vida. Minha infância teve um sabor delicioso. Os nossos brinquedos eram improvisados e ficavam por conta da imaginação mesmo. Eu fui princesa, modelo, dona de casa (eu fazia cuzinhadinho!), comadre, professora, super-heroína... Ah... era tão bom. Férias era sinônimo de festa! Era quando meus primos vinham passar uns dias na nossa casa, ou íamos pra casa deles. Brincávamos de pique-esconde, pique-pega, barra-manteiga, baliza, salada mista, queimada, futebol até ao anoitecer (meus irmãos não gostavam que eu brincasse de futebol porque eu corria e pegava a bola com a mão e achava justo marcar um gol assim por ser a menor!!!). Só parávamos porque minha mãe nos colocava pra tomar banho.

Os anos se passaram e nossa vida melhorou em vários aspectos. Viemos pra cidade estudar e trabalhar e, com isso, conseguimos mais conforto e tranquilidade. Meus pais venderam a fazenda do tempo de nossa infância e hoje eles têm uma chácara que só vamos pra passear nos fins de semana, feriados, férias.

Hoje, quando vejo que as famílias nem se reunem mais durante as refeições, eu fico triste. Há pessoas que preferem assistir TV a conversar com a família. E o pior: às vezes nem sentam juntas na sala pra assistir o mesmo programa porque cada uma vai pro seu quarto e liga a própria TV. É muito isolamento. Isso é trocar bons momentos de conversa, ouvir histórias tão legais, conviver com as pessoas que mais amamos, por programas de TV tão vazios, violentos e artificiais. Depois ainda perguntam por que as crianças de hoje são tão agressivas e irrequietas! Falta o tempo gasto com a família. Falta nutrir o amor com boa convivência.

Eu sei que deveria assistir mais TV, até porque sou professora e preciso estar informada. Mas, quando chego em casa, prefiro conversar com meus pais, ler um bom livro, falar com Deus. Percebi que a televisão no meu quarto (sim, eu tenho uma!) está virando artigo de museu porque outras coisas me atraem mais.

A infância de hoje é industrializada e dura menos. Tem até animalzinho de estimação virtual! Aff... coitadas dessas crianças, não sabem o quanto é bom correr atrás do cachorrinho, afagar um gatinho, tomar banho no rio! É uma pena.

Eu ainda me lembro da minha cachorrinha Suzi e das nossas longas conversas... (sim, naquele tempo, ela conversava).

PS: Desculpem-me pelo sumiço. Foram dias de muito trabalho e pouco tempo.

7 comentários:

  1. Oi, minha linda e querida amiga.
    Voltou com força total e com um texto muito delicioso de ler [rsrs].
    Nossa, que infância maravilhosa vc teve! [gostei da parte que vc trapasseava seus irmãos no futebol... coisas de menina moleca mesmo. rs].
    O q vc disse é verdade mesmo, as crinças de hoje vivem uma infância totalmente industrializadas, os valores familiares mudaram terrivelmente... É difícil saber onde isso vai parar.

    Adorei o seu retorno.
    Um beijão cheio de crinho pra vc.Aproveite bem o domingo.

    p.s. Obrigado pelo selo. =D

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto... é tão bom viajar nas lembranças né?

    E concordo... estamos cada vez mais 'plastificados' e perdemos muito com isso. Tenho um estilo de vida totalmente urbano, e sinto que meu corpo às vezes clama por coisas mais naturais =/

    ResponderExcluir
  3. Lindo texto, parabéns!
    Relatou em poucas linhas uma belissima infância.

    http://pcsouzabv.blog.uol.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Esses dias eu estava justamente pensando sobre isso de animais virtuais...parece que o amor está virando coisa virtual. Credo, mundo estranho esse do século XXI...
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Olá amiga,
    Saudades do tempo que corria na rua com os amigos, mesmo sendo área urbana tinha como fazer isto. Hoje as crianças, por motivos vários, vivem trancadas em casa. Lamentável.
    Abraço e boa semana para ti.

    ResponderExcluir
  6. Que show de texto. Parabéns, amiga!
    Bjs

    Clayne Jane

    ResponderExcluir

O que você pensa sobre isso? Fala aí...