sábado, 18 de julho de 2009

Religião, futebol e política não se discute. Quem disse isso?

Cresci ouvindo que Futebol, Política e Religião não se discute. Minha mãe dizia que eram assuntos perigosos, que poderiam levar as pessoas até a brigar. Por isso, cresci tendo medo de um flamenguista encontrar com um palmeirense, um PMDBista cruzar o caminho de um PTista (meu avô era PMDB roxo!!!). Sobre religião era a verdadeira paranóia. Nasci católica, daí o medo que eu tinha de pessoas espíritas (pra mim, eram todos macumbeiros!) e a preguiça que eu tinha dos crentes!? Aff.. pra mim, eles eram sinônimo de chatice e fanatismo.

Não nego que acabei me tornando preconceituosa em relação a muita coisa e, por essa razão, eu evitava contato com pessoas que não se enquadrassem nos parâmetros da minha família. Até que as coisas foram mudando. Conheci o espiritismo após a morte de um tio muito querido. Algumas pessoas levavam livros de romances espíritas para a minha tia ler e eu, que ficava muito na casa dela, acabei lendo vários. E o fato é que gostei. Gostei tanto que acabei "estando" espírita por muito tempo. Li muito. Aprendi muito. Daí eu conheci o protestantismo e encontrei o que realmente me satisfazia. Apesar de relutante, fui aos poucos visitando algumas igrejas. Hoje sou evangélica e sou feliz.

Pareço macaco de galho em galho? Sinceramente, eu penso que não. Ser preconceituosa me incomodava e o único caminho para deixar de sê-la era conhecer. Conhecer de viver e não só de ouvir falar ainda é uma das formas mais seguras que temos para não nos enganarmos e, ainda assim, infelizmente, alguns ainda se enganam muito. Já ouvi muitas piadinhas desagradáveis do tipo: "Ah, mas você é crente e crente não faz isso!", "Você viu o que fulano fez?? Pudera, todo crente é safado!" "Nossa, ele ainda se diz crente?!", e tantos outros.

Acredito que o problema nem sempre é a religião, mas é como o ser humano a vive.
Sei que há muito fanatismo religioso em vários seguimentos. Alguns vivem como se uma denominação X pudesse garantir o caráter de uma pessoa, ao passo de outra Y que tem o poder de diminuir. Pessoas assim vivem religião como rótulo, não como essência. O resultado vai desde a desentendimentos familiares até guerras entre países.

Já li um pouquinho sobre Cristianismo, Islamismo, Hinduísmo, Budismo, entre outras religiões. Há diferenças? Há sim, certamente. Mas há também uma base comum que prega a paz, o amor, o auto-controle, a saúde física e mental. Acho que todo mundo deve ter uma religião sim, pois ajuda a pessoa a viver determinadas situações da vida.

Não tento impor a minha atual religião a ninguém. Imagino o sofrimento que seria se outros povos chegassem hoje ao Brasil dizendo que o Cristianismo é uma farsa, que não há Deus e que, por isso, deverei seguir a religião X e adorar os deuses Y, Z e W! Seria uma afronta ao que sou, ao que penso, ao que vivo. Por isso, respeito o indivíduo como ele é e com suas escolhas e não imponho nada.

Sinceramente, acredito mesmo que religião é invenção do homem. São formas/nomes diferentes de seguir um Ser superior, prestar culto a Ele e confessar a nossa fé. Não há nome de nenhuma religião citada na Bíblia, Só há o nome de Deus.

E política? Há políticos bons e ruins em todos os partidos. Não tem como defender um ou outro porque a corrupção é como praga, se alastra, independente do quintal (ops! partido). Assim como há times e times. Acredito que tudo depende do esforço e da dedicação dos jogadores e das equipes de apoio para fazer sempre o melhor.

Quem deixa de discutir religião, futebol e/ou política por achar que são tabus, na verdade, o faz por medo de não ter conhecimento e argumento suficientes para manter uma boa, respeitosa e racional conversa.

7 comentários:

  1. Estou plenamente de acordo.
    A religião separa os homens de um convívio em unidade e por conseguinte os leva ao caminho do fanatismo religioso.

    ResponderExcluir
  2. Ah!
    Agradeço o carinho q teve em me indicar pro selo. Sinto-me lisonjeado.

    Um beijo carinhoso.

    ResponderExcluir
  3. Ola Rejane!
    cheguei aqui atravez de uma indicação no blog da Elaine. Gostei muito de teu blog, e, com sua permissão, pretendo voltar mais vezes.
    se formos analisar, na bíblia a palavra religião apaece pouquíssimas vezes, e geralmente sendo condenada. Por isto sigo, simplismente, a Jesus e a sua Palavra,a bíblia.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. o problema e que o preconceito esta dentro dos olhos da maioria da populaçao,seria maravilhoso se todos entrasse numa visao em que a vida e melhor do que a guerra ,pois de um certo modo ,mesmo nao tendo armas,mas existe as palvras que valem muito mais do que estivesse uma

    ResponderExcluir
  5. Oi Rejane, adorei seu post!! Muito interessante seu ponto de vista. O importante é respeitar o próximo, assim como vc já conheci de tudo...rs... Nasci católica, conheci por um tempo os espiritas, frequentei uma igreja protestante...rs... E hoje sou Anglicana!! rs... Conhece?! Somos cristãos!! Aprendemos a amar e respeitar o próximo, por isso gostei do seu post, muito parecido com o que aprendemos. Ah... Tbém amo animais como vc, acho que devemos amá-los, respeitá-los e tratá-lo com dignidade. É isso... vou te seguir... e vamos nos conhecendo caso seja de seu interesse. Fica com DEUS... bj. Cris

    ResponderExcluir
  6. Exatamente isso Rejane!
    Muito pelo contrário do que o tabu diz, Religião, futebol e Política precisam ser discutidos no nosso cotidiano, pois são temas importantes e que tomam parte de nossas vidas. Parabéns pelo texto

    http://pcsouzabv.blog.uol.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Parabéns.
    Você é uma pessoa muito inteligente e capacitada,continue assim,e que Deus te capacite e te dê sabedoria mais e mais!
    gosto de ler seus textos,e também de refletir sobre eles!
    passo horas tentando entendr tudo,consigo e vejo o quanto tú é inteligente!
    PARABÉNS ANJINHO!

    ResponderExcluir

O que você pensa sobre isso? Fala aí...