quinta-feira, 18 de junho de 2009

Feliz...


Ontem foi um dia especial pra mim. Depois de muito sufoco, muitas leituras e horas e horas em frente ao computador, terminei a minha dissertação de mestrado, entreguei as cópias na faculdade e meu orientador marcou a minha qualificação para o dia 1º de julho. Nem acredito!!! Tudo bem que depois eu terei ainda, provavelmente, muitas coisas pra arrumar no trabalho, mas... até lá... eu posso descançar um pouquinho. Descançar??!! Bem, na verdade, nem tanto assim. Ontem mesmo voltei à ativa, depois de 30 dias de licença médica. E é sobre isso que quero falar.
Às vezes eu fico muito chateada com o comportamento dos alunos. Como professora, escuto coisas desagradáveis, vejo situações inacreditáveis e, às vezes, me sinto uma louca falando sozinha. Mas, esse tempo de afastamento da escola me fez perceber uma coisa: o carinho dos meus alunos por mim! Tudo bem, sou realista. Sei que não agrado todo mundo. Até porque eu sei que sou muito exigente e isso faz de mim uma chata. Mas, há aqueles que gostam mesmo de mim. Recebi inúmeros recadinhos no orkut do tipo: "Teacher, quando você volta?", "Teacher, você está bem?", "Volta, teacher, estamos com saudades", entre tantas mensagens de carinho.
Hoje, o meu retorno à escola me rendeu vários abraços (muitos mesmo)... e eu achei tudo isso muito bom. Todos me receberam muito bem nas salas, conversaram comigo, perguntaram como eu estava. E havia sorriso nos rostinhos daqueles pequenos e dos não-tão-pequenos que pareciam esperar ansiosos pelo meu retorno. Fiquei feliz. Estou feliz.
É. Eu acho que é isso. Eu não errei quando escolhi a minha profissão. Os problemas que há, que não sou poucos e nem são simples, são consequências de uma sociedade ainda tão imatura e que se esquece que tudo começa com uma boa educação.

9 comentários:

  1. Olá!
    Nem sei se ajuda, mas boa parte do que eu sou hoje foi formada por professores. Amor aos livros, cultivar a inteligência, aprender a escrever melhor, olhar o mundp à minha volta, ser politizada, ser assertiva nas relações...Cada professor me deixou um pouco dessas coisas.Pena que estudei tão pouco tempo.
    Vá em frente pois você tem alunos para influenciar positivamente.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Dá uma sensação gostosa de alívio, né!! Muito bom isso!
    Agora é hora de descansar e aproveitar.
    Beijitos

    ResponderExcluir
  3. Hmmmm,é tao bom qd esse dia chega né Re?? Nossa, demora tanto, parece que nunca vamos conseguir, ai qd vê, o tempo passou tao rápido que logo logo é o dia da formatura :)

    eeehhhhhhh, que maravilha, parabéns por esse passo importante.
    Um beijao!

    ResponderExcluir
  4. Re!...
    A bem da verdade a sua profissão de professora é a mais importante dentre todas. Eu não sou professor, nunca nem pretendi ser por que acho que nem qualificação para tanto tenho, mas sou consciente que a profissão mais gratificante (e nem estou falando do lado financeiro da coisa) é a do mestre, do educador, daquele que ensina, daquele passa para o outro o seu conhecimento.
    Já parou para pensar Rejane o quanto um (a) professor (a) é importante? Já pensou o quanto é gratificante ensinar as pessoas? Passar seu conhecimento para outras pessoas?
    Já parou para analisar que se Einstein foi um dos homens mais inteligentes de todos os tempos, já pensou o quanto o professor dele é capaz? Pois Einstein (e outros tantos Einstein) só chegou onde chegou onde chegou por que alguém um dia lhe ensinou alguma coisa.

    Abraços, fique sempre com Deus!

    http://pcsouzabv.blog.uol.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Lindo texto, Re. Parabéns pela qualificação! Fiquei muito feliz com a notícia, sei bem o peso que sai de nossas costas quando entregamos o trabalho! E eu sinto falta desse carinho de alunos... também tenho consciência que eu não era unanimidade, mas vez ou outra recebo algum recadinho de alunos e me sinto tão bem em saber que eles se preocupam! Ah, a sala de aula... lugar em que sentimentos tão conflitantes vêm à tona... e no fim vc acaba se conhecendo mais!

    ResponderExcluir
  6. Indiquei seu blog para ganhar um selinho. Passa lá no blog ;)
    Beijitos!!

    ResponderExcluir
  7. O seu relato não romanceia a realidade, mas acredita que ela poder ser melhor quando a sociedade enxergar isso também.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Estou passando para desejar um lindo final de semana. E também para dizer que tenho um selo para você em meu blog; espero que goste. Claro, fique à vontade para declinar.
    Beijos e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  9. Foi muito bom ter vc de volta na escola , como professora de redaçao.





    Marselhy,Marcus Vinicius,Marcos Daniel

    ResponderExcluir

O que você pensa sobre isso? Fala aí...