domingo, 17 de maio de 2009

Fronteiras?! Não. Elas não existem mais...

Um mundo tão perto de mim...

Agora? Agora estou em casa, no meu quarto pra ser mais exata. Fazendo o quê? Nada. Procurando o que fazer. Depois de não sei quantas horas estudando, preciso de um break. Olho para as paredes, elas parecem se movimentar, vir em minha direção como que numa tentativa de me sufocar. Elas me entediam. É quando eu vejo a janela. “A janela do quarto??” Você talvez me pergunte: “Mas você está olhando pra janela do seu quarto?” Não, leitor, estou olhando a janela para o mundo. Basta eu ligar o computador, entrar na web e ali está a janela aberta e convidativa a uma tarde inteira para explorar, conhecer, viajar...
Viajar?? Sim, viajar. Um click, e estou na Índia. Andando pelas ruas de Bangalore, posso “saborear” um pani puri cujo paladar parece ser tão paradoxal!!!
Em segundos, já estou no Egito, terra dos Faraós. E percebo que os muçulmanos são gente como a gente. Será por que alguns de nós ainda pensamos que do lado de lá tudo é tão assustadoramente diferente?
Pakistão?? Sim. Paquistão também fica a poucos segundos ... dois ou talvez três... É nesse país que, vestida com trajes tão diferentes dos que estou acostumada, posso passear por Punjab.
Mas você não “viaja” pelo Brasil?? O meu leitor pode estar perguntando. Sim. Bahia, Rondônia, Santa Catarina... Ah, o Brasil, tão brasileiro, tão americano, tão europeu, tão oriental... também me encanta. Não posso negar o sangue mestiço brasileiro que corre nas minhas veias. Talvez por isso eu goste tanto do hibridismo...
Acho que nunca li tanto como agora nesse mundão chamado blog. Já é tão fácil me transportar para outros lugares, aprender um pouquinho de tantas línguas e culturas diferentes.
“Filha, vem jantar!”
“Calma, mãezinha, estou no Japão agora. Já volto.”
Em um dos inúmeros livros que estou lendo para concluir meu trabalho de mestrado, as autoras Palloff & Pratt (2002) falam sobre uma personalidade eletrônica referindo-se a pessoa que nos tornamos quando estamos on-line. É, talvez eu esteja mesmo vivendo uma outra personagem, talvez eu seja uma Mrs. Hyde por essas trilhas exóticas espalhadas pelo espaço virtual as quais me conduzem a lugares tão fascinantes! Ou talvez, eu estou sendo eu mesma ao conversar no msn, ler scraps no orkut, responder e-mails, blogar. “Que mundo é esse?!! Você está louca?” Não, não estou. Isso nada tem a ver com o fim apocalíptico esperado por nós cristãos. Isso significa viver, simplesmente. E é fazendo tudo isso que eu estou conhecendo mais a minha própria cultura, valorizando-a a despeito de certos detalhes que me entristecem...
Eu estou me conhecendo mais a cada dia.

Termino este post com uma expressão, linda por sinal, cunhada por dois professores marcantes na minha vida acadêmica: “Eu blogo, tu blogas, ele bloga. Você bloga?”

9 comentários:

  1. Gostei, Rejane. Eu tbm blogo, mas ainda é um blog individual que, espero, será compartilhado em breve. abraço.

    ResponderExcluir
  2. Salut Rejane! Um prazer poder ler o seu blog e um primeiro post tão bacana, solto e consciente. Parabéns! Em breve estarei abrindo o meu, viajando pelo mundo assim como você. Forte abraço,
    Badim

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante seu texto, realmente a web é uma janela pro mundo. Um abraço, to sentindo muito sua falta na escola!
    Léo Jhonys

    ResponderExcluir
  4. Isso aí!!!! Amei o texto, Rejane, e seja bem-vinda ao fantástico mundo da blogação (terrível essa palavra, mas quem liga) =D

    ResponderExcluir
  5. Neide de Souza disse...
    Sabe que sou sua fã, sem contar que te amo de paixão então ler este post, significa viajar com você, simplesmente AMEI. Me dê notícias, estou com muiiiiiitaaaaaaaaaaaas saudades.
    Neide de Souza.

    ResponderExcluir
  6. Amiga,
    como sempre, seu texto ficou super legal! Só uma coisinha... um dia desses, quando tiver um tempinho pra começar sua viagem pelo mundo real, dá um pulinho lá em casa!!!
    Saudades!!!

    ResponderExcluir
  7. Se eu Blogo?
    Sim rs rs rs
    Sabe Re... Nessas suas viagens tão bem relacionadas neste post, lhe digo uma certeza a viagem mais intensa, gratificante e importante é aquela que fazemos pra dentro de NÓS mesmos.
    Então, portanto, você (todos nós) podemos viajar mundo a fora, pra Asia, pelo velho continente, pelos Estados Unidos, podemos ir em Bariloche (olha que chique!!!) ou pelo Brasil de céu anil, mas a viagem que necessitamos para matar nosssa fome e nossa sede para dentro de nós mesmos.

    Pense nisso!

    Abraços fraternais, estou impressionado com tudo que vc escreve
    http://pcsouzabv.blog.uol.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Obrigada, amigos, pela visita e pelos comentários. Escrever só é uma atividade completa se tivermos leitores!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Thanks for you comment.
    I enjoy a lot your blog.
    A big hug!

    ResponderExcluir

O que você pensa sobre isso? Fala aí...