sexta-feira, 30 de julho de 2010

Importância e humildade

Detesto quando alguém, pra se mostrar, fala algo do tipo: "Ah, eu não te liguei porque estava na concessionária comprando o meu crossfox!", ou "Ah, o que fiz neste final de semana? Uai... fui pra fazenda com uns amigos, o Silvio Santos estava lá!". Será que não bastava dizer que não ligou porque não pôde, estava ocupado? Pra mim, a pessoa quer é se mostrar, se exibir falando que comprou um carro X, ou outra coisa. E daí se o Silvio Santos, a Sharon Stone, o Tom Cruise ou qualquer outro famoso estava no mesmo lugar que você. Estar perto de pessoas famosas não significa que você também o é. Tentar ser importante, na maioria das vezes, te faz é ser ignorante! Desculpe a sinceridade.

A verdade é que é muito desagradável ficar perto de pessoas que o tempo todo tentam ser importantes afirmando que tem isso ou aquilo, que são isso e coisa e tal. Poxa, é muito chato!!! Pra mim, pessoas que tentam aparecer o tempo todo tem um problema de identidade, tem pouco amor próprio (ou nenhum!!!) e, ao tentar se autopromover, revelam o quanto se sentem diminuídas. Isso porque elas próprias não se admiram, não confiam em si e tentam, a todo custo, passar uma imagem aos outros para que eles acreditem que elas são assim, mas, na verdade, elas próprias sabem que não são. A pessoa é importante por si só, não precisa tentar ser.

Estou lendo um livro que diz assim: "O status e o poder não tornam uma pessoa importante. O que faz uma pessoa ser importante é sua capacidade de servir aos outros." (Mark W. Baker). Pense numa pessoa que é importante pra você. Certamente ela já te ajudou muito e talvez não tenha, necessariamente, status e poder. Mas, pelo o que ela já fez pra você ela é extremamente importante.

Também acredito que pra ser importante, a pessoa precisa passar pela estrada da humildade. Não uma humildade fabricada, falsa, ridicularmente forçada. Mas a verdadeira humildade, conforme Deus nos sugere ter.

E humildade, o que é? É aceitar tudo calado, sem questionar? É ser sempre quietinho no seu canto? Não. Isso não é ser humilde, é ser burro (mais uma vez desculpa pela sinceridade). Humildade não é passividade. Não é aceitar tudo, calado, obedecer sem questionar. Humildade é a certeza do que se é sem precisar se autoafirmar para os outros.

Ah, então pra ser humilde eu tenho que andar a pé, mesmo tendo condição de comprar um crossfox ou um vectra, e morar numa casinha ao invés de uma casa grande e linda? Não, é claro que não. O que eu quero dizer que é você pode ter um carro e uma casa caros sem precisar ficar jogando isso na cara dos outros. Pra mim, ser humilde é ter tudo isso e muito mais, mas sem precisar ficar mostrando e falando que tem pra que os outros vejam que você tem.

Ser humilde e importante é aquele que é o que é sem tentar se autosabotar.