sexta-feira, 31 de julho de 2009

Mulher X Homem: direitos e deveres

Eu sei que deveria ser mais tolerante, mas... putz!!! Com certas coisas eu não consigo. Estou cansada de certos comportamentos de algumas pessoas. Tem gente que é sem noção!!!

Acho realmente maravilhoso nós mulheres termos conquistado tantos direitos! Mas, se é pra termos direitos iguais, e os deveres? Não entram na tal igualdade? Quer ter o direito de ter uma profissão? De ter o próprio salário? De ir e vir como bem quiser??? Ah, que ótimo. Então, que tal ajudar a pagar as contas que você também ajuda a fazer (luz, água, supermercado, farmácia, vestuário etc etc etc e mais etc)????

E se a mulher ajuda nas despesas, por que o homem não pode ajudar com as tarefas de casa? Ver um homem sentado no sofá, assistindo TV, pedir um copo d'água pra mulher que está lááááááá no quarto organizando a gaveta de cueca me dá nos nervos. Casa dá muito trabalho. Roupa pra lavar, passar e guardar; comida pra fazer; limpar a casa; cuidar dos filhos, dos animaisinhos de estimação, afff... é muita coisa.

Se é pra sermos modernos, que comecemos com as nossas próprias atitudes.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Mensagem para o futuro

Como você estará daqui 5 anos?
Terá realizado parte dos seus sonhos?
Onde estará morando?
Como estará a sua vida familiar e profissional?
Que experiências terá vivido?
Se você pudesse, o que gostaria de dizer pra você mesmo daqui 5 anos?

Hoje eu estava vasculhando a internet e encontrei um site muito diferente (pelo menos pra mim, rsrs...). O http://www.futureme.org/ é um site que permite você escrever uma mensagem/e-mail pra você mesmo e programar a data de recebimento. Estranho né?!! Mas é bem interessante! A minha chega no dia 26 de setembro de 2014!

Que tal escrever a sua???!!

sábado, 18 de julho de 2009

Religião, futebol e política não se discute. Quem disse isso?

Cresci ouvindo que Futebol, Política e Religião não se discute. Minha mãe dizia que eram assuntos perigosos, que poderiam levar as pessoas até a brigar. Por isso, cresci tendo medo de um flamenguista encontrar com um palmeirense, um PMDBista cruzar o caminho de um PTista (meu avô era PMDB roxo!!!). Sobre religião era a verdadeira paranóia. Nasci católica, daí o medo que eu tinha de pessoas espíritas (pra mim, eram todos macumbeiros!) e a preguiça que eu tinha dos crentes!? Aff.. pra mim, eles eram sinônimo de chatice e fanatismo.

Não nego que acabei me tornando preconceituosa em relação a muita coisa e, por essa razão, eu evitava contato com pessoas que não se enquadrassem nos parâmetros da minha família. Até que as coisas foram mudando. Conheci o espiritismo após a morte de um tio muito querido. Algumas pessoas levavam livros de romances espíritas para a minha tia ler e eu, que ficava muito na casa dela, acabei lendo vários. E o fato é que gostei. Gostei tanto que acabei "estando" espírita por muito tempo. Li muito. Aprendi muito. Daí eu conheci o protestantismo e encontrei o que realmente me satisfazia. Apesar de relutante, fui aos poucos visitando algumas igrejas. Hoje sou evangélica e sou feliz.

Pareço macaco de galho em galho? Sinceramente, eu penso que não. Ser preconceituosa me incomodava e o único caminho para deixar de sê-la era conhecer. Conhecer de viver e não só de ouvir falar ainda é uma das formas mais seguras que temos para não nos enganarmos e, ainda assim, infelizmente, alguns ainda se enganam muito. Já ouvi muitas piadinhas desagradáveis do tipo: "Ah, mas você é crente e crente não faz isso!", "Você viu o que fulano fez?? Pudera, todo crente é safado!" "Nossa, ele ainda se diz crente?!", e tantos outros.

Acredito que o problema nem sempre é a religião, mas é como o ser humano a vive.
Sei que há muito fanatismo religioso em vários seguimentos. Alguns vivem como se uma denominação X pudesse garantir o caráter de uma pessoa, ao passo de outra Y que tem o poder de diminuir. Pessoas assim vivem religião como rótulo, não como essência. O resultado vai desde a desentendimentos familiares até guerras entre países.

Já li um pouquinho sobre Cristianismo, Islamismo, Hinduísmo, Budismo, entre outras religiões. Há diferenças? Há sim, certamente. Mas há também uma base comum que prega a paz, o amor, o auto-controle, a saúde física e mental. Acho que todo mundo deve ter uma religião sim, pois ajuda a pessoa a viver determinadas situações da vida.

Não tento impor a minha atual religião a ninguém. Imagino o sofrimento que seria se outros povos chegassem hoje ao Brasil dizendo que o Cristianismo é uma farsa, que não há Deus e que, por isso, deverei seguir a religião X e adorar os deuses Y, Z e W! Seria uma afronta ao que sou, ao que penso, ao que vivo. Por isso, respeito o indivíduo como ele é e com suas escolhas e não imponho nada.

Sinceramente, acredito mesmo que religião é invenção do homem. São formas/nomes diferentes de seguir um Ser superior, prestar culto a Ele e confessar a nossa fé. Não há nome de nenhuma religião citada na Bíblia, Só há o nome de Deus.

E política? Há políticos bons e ruins em todos os partidos. Não tem como defender um ou outro porque a corrupção é como praga, se alastra, independente do quintal (ops! partido). Assim como há times e times. Acredito que tudo depende do esforço e da dedicação dos jogadores e das equipes de apoio para fazer sempre o melhor.

Quem deixa de discutir religião, futebol e/ou política por achar que são tabus, na verdade, o faz por medo de não ter conhecimento e argumento suficientes para manter uma boa, respeitosa e racional conversa.

Colocando em dia os meus selinhos!




Recebi este selinho da Karol, do blog "Florzinha da vida". Gostei do tema porque tudo o que fazemos deve mesmo ter Deus sempre presente.

Regrinhas:

Pensamento sobre Deus: Muitas pessoas dizem que não podem ver nem ouvir Deus, por ser Ele invisível. Eu vejo Deus, em tudo o que Ele faz por mim. Eu o vejo na minha família, nos meus amigos, no meu trabalho. Eu posso ouvi-lo sussurar ao meu ouvido palavras de conforto, quando meu coração está triste. São tantas as vezes que Ele, no meu quarto, puxa uma cadeira e senta para conversar comigo! Ele me ensina tanto com um simples sorriso de amor, com seu silêncio que fala tanto!

Indico alguns amigos para recebê-lo: Anabela (Um pedaço de mim), Elaine (Um pouco de mim), Michele (Unforgettable things), Patrícia (Mariachiquinha), Wagner (... lírico ...).


Este outro selinho (Fada da sorte) foi conferido por minha amiga Patrícia do blog "Mariachiquinha".

Tem regrinha:

Indicar 3 amigas para recebê-lo: Jéssica, Karol, Vitória.

Citar 3 pedidos: 1) Ter sempre saúde, paz e amor; 2) Conhecer vários lugares; 3) Ver um mundo mais humano e solidário.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Cenas que falam...

Sempre gostei de viajar. Curtas ou longas, as viagens que já fiz proporcionaram-me sempre momentos de descontração e aprendizagem. São instantes assim que, ao olharmos pela janela do meio de transporte que utilizamos, seja ele avião, ônibus, trem ou carro, mergulhamos em nossos próprios pensamentos e refletimos sobre fatos importantes que aconteceram outrora e traçamos metas a serem alcançadas num futuro próximo ou distante.
Eu tinha vontade de conhecer Pirenópolis. Interessante o fato de ser uma cidade perto da minha (150km) e eu nunca ter ido lá antes. Entrei de férias na semana passada, arrumei a mala e fui com algumas amigas. As quase duas horas de estrada foram regadas a muita música, histórias e risos. Ao chegarmos lá, tivemos um pequeno inconveniente com o carro, mas nada que um prestativo mecânico não resolvesse. Procuramos, então, um lugar para nos hospedarmos. Pirenópolis é uma cidade histórica de Goiás e, por isso, turística. Assim, não foi difícil achar um lugar bom e barato pra ficarmos. Após o almoço, fomos para uma cachoeira chamada "Meia Lua". O rapaz que nos vendeu o ingresso (para se ter acesso a qualquer cachoeira lá é preciso pagar!) disse que levaríamos 15 minutos pra percorrer os 4km até a cachoeira. Tudo bem. Acho que ele não sabe olhar no relógio. Gastamos 40 min pra chegar lá!!! A estrada??? Horrorosa. Cheia de buracos, estreita. Aff... Teve momentos que tive vontade de descer, pôr o carro nas costas e sair andando. Aquilo lá é estrada de rali e eu não tenho nenhum talento pra rali do batom!!! Só isso??? Não. Chegamos ao estacionamento da cachoeira, deixamos o carro, pegamos nossas coisas e começamos a descer os degraus
degraus
degraus
degraus
degraus
degraus
Gente! Era degrau que não acabava mais! E pra subir???! Eu pensei que minhas amigas teriam que chamar o guincho. Mas valeu a pena. O lugar é lindo, super agradável, tranquilo.
Na manhã seguinte, saímos pra tomar o café. Passamos perto de uma construção que parecia estar abandonada. E algo me chamou muito a atenção. Algumas pessoas aproveitaram as características daquele lugar e montaram um cenário pra expor alguns trabalhos.


(Texto das placas: Separe o lixo, junte ideias; Renove seus espaços e seus conceitos)
(Texto da placa: Recicle também os seus atos)

Eu fiquei ali por um bom tempo, olhando a cena, lendo a imagem, tirei algumas fotos, fiquei pensando sobre mim. Caramba!! Por que será que aquela arte de rua tão bizarra mexeu comigo? Era só uma construção velha, cheia de entulho, odor não muito agradável e nada de muito colorido. As minhas amigas me chamaram e continuamos a percorrer algumas ruas de Pirenópolis.
O passeio foi muito bom. Lugar diferente, gente diferente, comida diferente.
Voltei diferente.
Comecei a refletir sobre aqueles dizeres. Separe o lixo: Lixo? De que lixo estão falando? Será que eu tenho que ajudar a separar o lixo? Mas eu já faço isso: papel de um lado, orgânico de outro...
Junte ideias: ideias? as minhas ideias? O que tem a ver as minhas ideias? Renove seus espaços e seus conceitos: Como assim? Renovar os meus espaços? Será que estão dizendo pra eu mudar pra outro lugar? E os conceitos? Mas eu acho que eu sou bem resolvida, mente aberta.
Recicle seus atos: Pronto. Reciclar os meus atos. Mas eu me comporto direitinho. Trato bem as pessoas, sou organizada, dedicada, do tipo certinha.
Não. Aqueles dizeres não eram pra mim.
Fiquei confusa. Por que cargas d'água alguém inventa expor trabalhos naquele lugar, daquele jeito? O que estão querendo dizer?
Será que aquela cena estava ali pra mim?
Leva-se tempo pra entender certas coisas. Principalmente quando achamos que já está tudo certo aqui dentro de nós.
Lixo? Será que tem lixo dentro de mim? Bingo!! Tem sim. Há muito lixo dentro de mim, em forma de conceitos ultrapassados, de lembranças tristes, de uma infinidade de "se"s que me aprisionam.
Juntar ideias? Ideias? Quais são as minhas ideias? Acho que a rotina acabou por envenenar o meu lado criativo. É. A verdade é que há muito eu não tenho ideias novas, diferentes do habitual.
Renovar espaços e conceitos. Agora eu entendo. O espaço aqui dentro de mim está feio, sujo até. Estou mesmo precisando lançar fora algumas quinquilharias, organizar a mente e o coração, dar um novo tom. Isso significa mexer em alguns conceitos (pré-históricos!) meus.
Recicle seus atos. Ihhhh... sinceramente?? Acho que tenho sido séria demais, certinha demais, boazinha demais, educadinha demais, inha... inha... inha... Talvez eu não precise levar certas coisas tão a sério. Aliás, uma boa dose de comicidade e adrenalina até ajudam a temperar a vida.
A viagem para Pirenópolis não me rendeu nenhum "affair" como eu esperava. Mas me rendeu, além de bons momentos com minhas amigas, uma viagem pra dentro de mim mesma com direito a pit-stop.


quarta-feira, 8 de julho de 2009

Há certas horas...

Eu já falei aqui que gosto de poesias né. Então. Elas são meus tickets de viagem, meu divã, meu espelho, são o 'outro' com quem eu passo horas conversando, refletindo, aprendendo. Hoje eu quero adornar a minha mente com uma pérola shakespeareana.

Amor

Há certas horas, em que não precisamos de um Amor...
Não precisamos da paixão desmedida...
Não queremos beijo na boca...
E nem corpos a se encontrar na maciez de uma cama...
Há certas horas, que só queremos a mão no ombro,
o abraço apertado ou mesmo o estar ali, quietinho, ao lado... Sem nada dizer...
Há certas horas, quando sentimos que estamos pra chorar,
que desejamos uma presença amiga,
nos ouvir paciente, a brincar com a gente, a nos fazer sorrir...
Alguém que ria de nossas piadas sem graça...
Que ache nossas tristezas as maiores do mundo...
Que nos teça elogios sem fim...
E que apesar de todas essas mentiras úteis, nos seja de uma sinceridade inquestionável...
Que nos mande calar a boca ou nos evite um gesto impensado...
Alguém que nos possa dizer:
Acho que você está errado, mas estou do seu lado...
Ou alguém que apenas diga:
Sou seu amor! E estou Aqui!
William Shakespeare

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Desabafo...

Eu só vou falar aqui do Michael Jackson porque não quero mais engolir seco.
Não sou e nem nunca fui fã desse cantor. Gosto de algumas músicas dele, mas é só isso.
Pra mim, ele foi um cantor de talento, fez muita caridade e, por isso, merece todo o meu respeito. O meu RESPEITO, NÃO A MINHA ADORAÇÃO!!!
Eu acho um absurdo alguns comportamentos humanos em relação ao acontecimento. Teve fã que tentou se matar porque o ídolo morreu; apareceram mais sósias do cantor; a mídia está explorando o assunto de tal maneira que rios de dinheiro estão correndo!!!
Gente! O Michael Jackson foi um ser humano, não um deus. Que absurdo é esse de ficar adorando-o como se ele fosse uma divindade? Tem gente que nunca o viu e quase se derreteu em lágrimas! Pra mim, isso já é exagero e dos grandes.
Por que não adorar o verdadeiro Deus? Por que não olhar para os lados e ver quantas pessoas estão precisando de um prato de comida, um agasalho, um medicamento, um abraço???!!

Desculpem-me os fãs desse tipo (porque tem aqueles que sentiram a perda de uma maneira bem mais racional), mas eu acho que alguns estão precisando refletir um pouquinho sobre isso.

Como você gasta o seu tempo?

O TEMPO

A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!
Quando de vê, já é sexta-feira!
Quando se vê, já é natal...
Quando se vê, já terminou o ano...
Quando se vê, perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê, passaram 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado...
Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas... Seguraria o amor que está a minha frente e diria que eu o amo...

E tem mais: não deixe de fazer algo de que gosta devido à falta de tempo.
Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz.
A única falta que terá será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará.


Precisa falar mais???